DOENÇAS RESPIRATÓRIAS MAIS COMUNS 

       ASMA OU BRONQUITE ALÉRGICA

     As causas mais freqüentes da crise asmática alérgica são os inalantes domiciliares (os ácaros, poeira, mofo, pólen ... ). Podem ser considerados agravantes dessas crises as gripes ou resfriados, frio, vento, chuva, corrida intensa, perfumes fortes, fumaça (principalmente de cigarro ) e ambientes contaminados por químicos. 

     Os pacientes, antes do ataque de asma, apresentam tosse freqüente, cansaço, chieira, crises de espirros, coceira no nariz e secreção transparente abundante. A asma se cura com medidas preventivas. Esportes recomendados: Natação, ciclismo, futebol, vôlei , basquete e tênis. 

 

      RINITE

 

     Pode ser definida por uma inflamação na parte interna do nariz. Manifesta-se com coriza abundante, ataques de espirro, nariz entupido ( como se estivesse constantemente resfriado ou gripado ), coceira nasal e no céu da boca. 

     O diagnóstico é obtido através de exame clínico, feito pelo médico. Os primeiros sintomas costumam aparecer durante a infância ou no início da idade adulta.

 

      SINUSITE

 

     É um processo inflamatório dos seios da face. Caracteriza-se por nariz entupido, dor de cabeça, catarro amarelo ou esverdeado no nariz, sensação de peso na face, febre, mal hálito e tosse.

     A natação não ajuda pois o cloro pode ser altamente irritante. Além do mais, na piscina respira-se pela boca e solta-se o ar pelo nariz. Não é um exercício respiratório ideal.  

 

 

       TRATAMENTO

 

    A disciplina vem em primeiro lugar. Deve haver uma harmonia de condutas entre o médico, os familiares e o paciente. 

     O médico Gilberto César Ferreira aconselha que façam um bom controle ambiental de sua residência, mantendo o local arejado, evitando tapetes e cortinas. 

     Recomenda-se também que os idosos tomem vacinas contra a gripe, no final do verão ou no início do outono, para evitar pneumonia.